quinta-feira, 9 de maio de 2013

Mais de Mil contra Carlin! Grande Manifestação unifica os servidores públicos


Mais de Mil contra Carlin!
Grande manifestação unifica os servidores públicos!



Hoje, 09/05/2013, os servidores públicos de Contagem deram uma grande demonstração de união e disposição de luta. Uma grande passeata, reunindo mais de mil servidores públicos, concentrou-se no Hospital Municipal de Contagem e marchou até a Praça do Iria Diniz. Apesar da animação dos manifestantes, a categoria está indignada com o descaso do Prefeito Carlin Moura (PCdoB) e dos secretários de Saúde e da Educação.

Prefeito propõe que os servidores tenham perda


A revolta é justificada. Após longas rodadas de negociação entre os sindicatos e a prefeitura, a proposta final que Carlin Moura queria que a categoria aceitasse significa perda real de rendimentos para os servidores. Duas propostas foram colocadas na mesa: na primeira, haveria reposição do INPC em duas parcelas (o que significa que até a segunda parcela os salários ficam defasados); na segunda, o INPC seria reposto imediatamente em forma de abono, ou seja, não haveria aumento salarial real.

A proposta é, no mínimo, indecente. A realidade do serviço público de Contagem é que estão todos sobrecarregados, muitos dobrando serviço ou trabalhando também em outros lugares para complementar renda, os chefes abusam do assédio moral e da pressão, e muitos servidores estão se afastando por doenças relacionadas ao trabalho. Não repor sequer a inflação é um duro golpe nesses servidores que, com muito esforço, lutam para garantir minimamente os serviços públicos para a população carente de Contagem.

Carlin Moura traiu os servidores públicos


O novo prefeito acaba de completar quatro meses de administração. Boa parte da população, mas os servidores públicos em particular, tinham grandes expectativas na prefeitura do PCdoB. As promessas de Carlin Moura de valorização dos servidores, de realização de mais concursos públicos, de conceder as 30 horas semanais para todos os servidores e de investir maciçamente em saúde e educação foram ouvidas pelos servidores com muita atenção. Afinal, quem não sonha com a multiplicação dos hospitais e postos de saúde, com a expansão da educação pública de qualidade, com salários que tornem o serviço público um posto realmente de valor na sociedade?

Mas quem ouviu os gritos de guerra dos servidores na manifestação já sabe que o sentimento dos trabalhadores é um só: fomos traídos! “Carlin pagou com traição, a saúde e a educação” e “Chega de caô, tem dinheiro pra político e não tem pro servidor” eram apenas algumas das manifestações contra o prefeito. O sentimento de traição é legítimo, pois o governo que prometeu uma nova relação com os servidores e seus sindicatos, que prometeu 30 horas para todos, que prometeu reduzir os comissionados e o assédio moral está fazendo exatamente o oposto das suas promessas de campanha.

A luta é o caminho para a vitória


O PSTU não acredita que a vida dos trabalhadores vai melhorar apenas votando de 4 em 4 anos. Entra governo e sai governo e o servidor continua desvalorizado e com baixos salários. A única garantia que o servidor tem que suas reivindicações serão atendidas é sua luta. Quanto mais o servidor lutar, mais ele vai conquistar.

Carlin Moura ganhou as eleições sustentado pelo dinheiro dos ricos e das grandes empresas. Por isso, ele faz doação de terreno para o sindicato dos patrões do transporte, mas se recusa a aumentar o salário do servidor. A política do PCdoB é de sucateamento do serviço público, porque seus financiadores de campanha não usam o SUS e não colocam seus filhos nas escolas municipais.

Para garantir nossa vitória é importante ampliar a luta unificada, rumo a uma greve de todo o serviço público. Precisamos mostrar a população que a prefeitura não investe em saúde e educação porque tem outras prioridades, que foram escondidas durante a campanha eleitoral. Uma das missões mais importantes dessa greve, além das conquistas para a categoria, é convencer o povo de que somente com a valorização do servidor público podemos ter saúde e educação de qualidade.

Viva a luta dos servidores públicos de Contagem!
“Se o salário não aumentar, Contagem vai parar!”

0 comentários:

Postar um comentário