terça-feira, 30 de julho de 2013

Fundac oficializando o despreparo

FUNDAC OFICIALIZANDO O DESPREPARO


Jessé Duarte





Por favor leiam até o fim, o assunto que será tratado abaixo, é um fator muito grave resultante da ausência de politicas culturais em nossa cidade e da tentativa de burlar as leis para impor uma lógica de falsa politica politica publica.



A Fundac lançou um PSEUDO-EDITAL, que diz ser um CADASTRO CULTURAL de artistas e atividades realizadas na cidade de Contagem. Segundo as informações (mal divulgadas, como sempre), o objetivo deste "mecanismo" é receber “PROPOSTAS de profissionais de diversos seguimentos artísticos, para a confecção do cadastro cultural da cidade foram aceitas até 08 de julho... AS PROPOSTAS INSCRITAS irão compor o banco de dados da fundação, ajudarão na formulação de indicadores e PODERÃO INTEGRAR A PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO MUNICÍPIO. A ideia da prefeitura, por meio da Fundac, é MAPEAR OS AGENTES, BENS, OBJETOS, MANIFESTAÇÕES E ATITUDES CULTURAIS DE CONTAGEM". 



Vejam bem o objetivo é mapear as atividades culturais na cidade, mas tem uma data limite para inscrever. O que na realidade é muito mais orgânico, se da no dia-a-dia, pois sempre surgem novas ações pela cidade os artistas são muito mais dinâmicos que a Fundac, a programação cultural do município também já existe, o que não existe é apoio publico. 



A Fundac se contradiz o tempo todo, logo no inicio do texto de apresentação da sua "politica" para a cultura, diz que poderá chamar projetos para integrar a programação do município (mas isso não é um edital certo?), confunde assim um cadastro para mapeamento, com cadastro de propostas. (um cadastro de propostas,a partir do qual o órgão publico escolha o que bancar com dinheiro publico, também não pode ser realizado sem transparência e sem critérios claros para avaliação das PROPOSTAS).



Logo adiante, a Fundac mostra que realmente conta com uma equipe completamente despreparada, começa a solicitar que os projetos sejam inscritos de forma idêntica a projetos enviados para processos licitatórios, editais de apoio, prêmios e etc, vejam: "Os interessados poderão se inscrever como pessoa física ou jurídica de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos. As PROPOSTAS de grupos artísticos deverão ser cadastradas por seu representante legal, que ficará responsável por estabelecer contato, prestar informações E NEGOCIAR FUTURAS PARCERIAS COM A FUNDAC”... e continua lançando um edital publico disfarçado de pesquisa para "mapeamento" “O envelope de encaminhamento deverá conter o nome de identificação Cadastro Cultural de Contagem, nome e endereço do representante legal, nome da PROPOSTA (projeto, grupo ou artista). As PROPOSTAS deverão ser encaminhadas em uma via encadernada, em envelope único, lacrado"... 



Mais adiante começa a fazer uma série de exigências técnicas que são utilizadas para avaliar projetos vejam bem: (seguirei pontuando algumas incoerências). 



a) Release (texto conda/grupo/artista que será encaminhado para imprensa);
b) Sinopse (resumo da apresentação proposta pelo PROPONENTE) COMO ASSIM PROPONENTE? NÃO ERA UM CADASTRO DE ARTISTAS E AÇÕES DESENVOLVIDAS NA CIDADE? RESSALTO QUE O TERMO PROPONENTE É UTILIZADO EM EDITAS DE LEIS DE INCENTIVO E NÃO POR ACASO – SEGUNDO DICIONÁRIOS: PROPONENTE: ADJ. E S.M. E S.F. QUE OU AQUELE QUE PROPÕE, QUE APRESENTA UMA PROPOSTA; AQUELE QUE OFERECE UMA PROPOSTA TANTO DE VENDA, COMO DE SÓCIO.
c) Repertório (músicas, autores e tempo de duração de cada);
d) Mapa de palco (detalhando posicionamento dos integrantes, funções, instrumentos, equipamentos);
e) Rider técnico (listando os equipamentos de vídeo, som ou luz necessários);
f) Ficha técnica inclusive pode (nome e função de cada um dos integrantes).



Após todas as exigências, a Fundac ainda tem a cara de pau de orientar: “Poderão ser encaminhadas informações adicionais do grupo/artista, matérias publicadas na mídia (com nome do veículo e data da publicação), cartazes, folders, declarações de instituições, críticas e comentários sobre o trabalho do grupo/artista e/ou sobre o show, preferencialmente impressas, QUE COMPROVEM AS AÇÕES REALIZADAS DO CURRÍCULO E TAMBÉM A ATUAÇÃO DE PELO MENOS DOIS ANOS DO PROPONENTE.



No final fica tudo claro, ou não? É um cadastro ou uma tentativa de enganar os artistas? Para dar a impressão de que a Fundac esta fazendo algo? receber projetos de conhecidos, devido a péssima divulgação? Porque foi tão mal divulgado se o intuito era fazer um mapeamento em toda cidade?



Como assim, um cadastro exige comprovações das informações contidas no currículo, que garantam que o artista tenha no mínimo dois anos de atuação? 



É fácil perceber também, que a palavra proposta e proponente foram utilizadas várias vezes, em um cadastro para mapear... 



esse é um sintoma muito grave dos despreparo do órgão responsável pela gestão cultural em nosso município, ao mascarar um edital com nome de cadastro para mapear, a Fundac não deixa claro qual será a comissão que escolherá os projetos, qual será os critérios utilizados para escolha, como se dará o repasse de recursos e apoios, para onde irão as PROPOSTAS não aceitas. Quando será divulgado os resultados e indicativos desse cadastro de mapeamento (se é que é isso)? 



Se inscrever nisso é legitimar a ausência de políticas culturais em nossa cidade que por sua vez é substituída por "mecanismos" como este. Se você se inscreveu MANDE E-MAILS EM REPUDIO A ESSA POLITICA DA FUNDAC, Quem não se inscreveu mande um e-mail repudiando também, chega de se calar, aguentando tanto desrespeito. O e-mail da Fundac é fundac.contagem@gmail.com tem que encher a caixa de entrada deles, dizendo que não Iremos aceitar essa falsa política cultural, além de claro, tomarmos outas ações.



0 comentários:

Postar um comentário